Citação Lua Nova

Citação Lua Nova
Essas alegrias violentas tem fins violentos Falecendo no triunfo, como fogo e polvora Que num beijo se consomem. Romeu e Julieta..

domingo, 14 de dezembro de 2008

5 filmes para quem gosta de vampiros


A data exata quando foi narrada a primeira história de vampiros não se sabe. Personagens semelhantes aos de "Crepúsculo" estão presentes na mitologia de diversos povos. No entanto, é certo que seus contos se tornaram mais populares em toda a Europa no século 17, depois de anos sendo conhecidos apenas no leste do velho continente.

Com o surgimento do cinema, as histórias sobre estes "chupadores de sangue" ganharam uma nova dimensão. O primeiro a fazer sucesso nas telonas foi "Nosferatu", um filme mudo de 1922 baseado no livro "Drácula", de Bram Stoker.
"Nosferatu" é considerado um clássico do expressionismo alemão. Há poucas cópias integrais do filme, cuja duração é de 94 minutos, dos quais apenas nove são dedicados a cenas com a presença do vampiro.

No cinema moderno, "Entrevista com o Vampiro" é um dos maiores sucessos sobre estes seres das trevas. Parte da boa recepção veio do público feminino, que delirou com Brad Pitt e Tom Cruise no elenco. O roteiro foi escrito por Anne Rice e traz a conversa de um jornalista com um homem que se diz um vampiro de 200 anos, cuja vida foi tirada por Lestat.

Dois anos antes, em 1992, os fãs de filmes vampirescos se sentiram honrados com a chegada de diretor de peso ao gênero. Coppola comandou a produção de "Drácula" baseado no livro de Bram Stoker. O personagem principal abandona a tradicional região da Transilvânia para viver um período em Londres. Na cidade o famoso conde irá se deparar com um de seus principais inimigos: Van Helsing.

Nem todas as produções cinematográficas sobre vampiros conseguiram receber elogios da crítica especializada. O maior exemplo disso é a série "Blade, o caçador de vampiros". A trilogia com Wesley Snipes, que faz um ser metade humano metade vampiro, abusa dos efeitos especiais, das cenas de luta (são 88 mortos no primeiro filme), mas, ao misturar muitos elementos modernos, não consegue um roteiro coerente com a tradição vampiresca.

Anos antes do fenômeno "Crepúsculo", vampiros teen já faziam sucesso nas telonas. O longa "Os Garotos Perdidos", de 1987, é um dos campões de exibições da sessão da tarde. O roteiro é até parecido com "Crepúsculo": vampiros que adoram velocidade (no lugar de carros, são motos) moram tranqüilamente em um cidade do interior dos EUA, quando um dos novos moradores do lugar se apaixona por uma vampira e tem que ser salvo pela própria família. No elenco o ainda jovem, Kiefer Sutherland, famoso hoje em dia na pele de Jack Bauer, na série 24horas


1-Nosferatu
2-Entrevista com o Vampiro

3-Drácula

4-Blade, o caçador de vampiros

5-Os Garotos Perdidos


Fonte:Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog